FAQ

Segue abaixo uma lista de dúvidas frequentes sobre o processo de integração

Qual a validade do token gerado?

O access_token possui validade de 30 dias, após esse período deverá ser realizada a atualização do mesmo utilizando o refresh_token. Após realizada a atualização, o novo access_token possuirá validade de acesso por mais 30 dias.

Cada refresh_token possui validade de 45 dias e, após o término da validade do refresh_token, será necessário realizar uma nova autorização do aplicativo por parte do usuário.

Respeitando o ciclo de refresh_token, é possível manter o acesso por tempo indeterminado.


Onde encontro a validade do meu token?

A validade do token econtra-se dentro do próprio token, podendo ser obtida ao decodificar o token.

Um exemplo de como decodificar o token utilizando a linguagem PHP você encontra abaixo:

$tokenParts = explode('.', $token);

$tokenHeader = json_decode(base64_decode($tokenParts[0]));
$tokenPayload = json_decode(base64_decode($tokenParts[1]));
$tokenSignature = $tokenParts[2];

$tokenExpirationDate = date('l jS \of F Y h:i:s A', $tokenPayload->exp);

Se o aplicativo for criado em sandbox, preciso criar novamente em produção?

Sim, são ambientes distintos. Você deve realizar um cadastro oficial no Melhor Envio e assim realizar o cadastro de um novo aplicativo para ser enviado para homologação.


O saldo em sandbox pode ser usado em produção?

Não, nosso ambiente de sandbox serve somente como um ambiente para testes, não sendo possível embarcar uma etiqueta nas transportadoras parceiras.


As etiquetas possuem validade?

Sim, para cada processo há uma validade de no máximo 20 dias, conforme descrito abaixo:

  • Após adicionar ao carrinho, são 20 dias para realizar o pagamento. Vencido este prazo, a etiqueta é removida do carrinho automaticamente;
  • Após o envio pago, são 20 dias para gerar a etiqueta;
  • Após gerada a etiqueta, são mais 20 dias para realizar a postagem em transportadoras privadas, ou 7 dias no caso de Correios;

Após vencido algum dos prazos de geração ou de postagem, a etiqueta é cancelada automaticamente.


Existe algum limite de requisições?

Estamos limitando em 250 requisições por minuto para cada usuário autenticado. Para requisições sem autenticação, o limite é feito por IP.


Está retornando “client invalid” da API, o que pode estar causando esse erro?

Este é um erro na autorização de acesso a conta no Melhor Envio. Verifique se a URL cadastrada no campo de callback é a mesma URL informada no campo redirect_uri e se o client_id está correto.


Quando o Melhor Envio implementar uma nova transportadora, é necessário modificar algo?

Quando a integração é realizada por aplicativo, não existe a necessidade de alteração de código fonte do sistema (desde que na integração o usuário não passe de forma explícita os serviços), pois todas as configurações de transportadoras oferecidas ficam do lado do Melhor Envio.

Assim sendo, será necessário que o usuário habilite a nova transportadora no painel de configurações da integração no Melhor Envio.


Por que minha integração não aparece para o usuário em produção?

Para uma integração constar no catálogo para o usuário, é necessário que a mesma tenha sido desenvolvida no ambiente de produção (https://melhorenvio.com.br), e ela precisa passar antes pelo fluxo de verificação de parceiros.


Quando o aplicativo deve ser enviado para homologação?

O aplicativo só precisa ser submetido para homologação caso a plataforma tenha interesse no programa de parcerias do Melhor Envio e deseja que sua plataforma conste em nosso catálogo de integrações visível para nossos usuários. Nesse caso, ela deverá ser submetida para análise após ser previamente desenvolvida em sandbox e testada pela própria equipe da plataforma antes de encaminhada para nosso time de parcerias.

Uma vez concluído o desenvolvimento, é necessário criar o aplicativo em produção e enviar os dados necessários no formulário de homologação de aplicativo (https://lp.melhorenvio.com.br/melhor-parceiro-integracoes/) como: manual de como ativar a integração, logo da plataforma e screenshots da integração.

🚧

Importante

É necessário informar a equipe de parcerias do Melhor Envio ([email protected]) sobre o envio do aplicativo para produção.


Quais os parâmetros de autenticação?

Todas as requisições para a API do Melhor Envio devem conter nos headers os seguintes parâmetros:

KeyValue
AuthorizationBearer {{token}}
User-AgentAplicação (email para contato técnico)