Compra de fretes

Saiba como desenvolver a funcionalidade de inserir uma etiqueta no carrinho do Melhor Envio

Você pode disponibilizar na sua plataforma a compra de fretes do Melhor Envio de diferentes formas:

Inserção de etiquetas no carrinho do Melhor Envio.

Uma vez inserida a etiqueta ao carrinho do Melhor Envio, o usuário poderá simplesmente acessar o Melhor Envio, ir no seu carrinho e realizar a compra daquela (ou de outras) etiqueta(s) de envio utilizando qualquer método de pagamento disponível no painel do Melhor Envio.

Neste momento presumimos que já se tenham os dados de uma cotação realizada previamente para informá-los corretamente, assim como deverão estar disponíveis todas as informações necessárias para a criação do envio.

Criando Fretes

É na requisição de inserir frete no carrinho que são fornecidas as informações completas do envio, não sendo possível alterar posteriormente. Neste momento também é gerado um ID (retornado na resposta da requisição de sucesso junto a outras informações do envio), sendo ele o identificador do envio para os demais processos que sejam integrados (como a requisição de compra do envio).

Uma vez inserida no carrinho do Melhor Envio, a etiqueta ficará disponível para a compra por 7 dias, sendo automaticamente cancelada após este período.

Recomendamos sempre que este processo não esteja diretamente vinculado com os fluxos não relacionados ao envio, como o checkout de uma loja virtual. O ideal é que a ação da compra do frete seja realizada em um momento desejado pelo usuário, retornando sempre feedbacks visuais sobre o sucesso ou erro de forma isolada, assim sempre ficará evidente o que está acontecendo na comunicação entre ambos os sistemas.

Importante: A transportadora Azul Cargo não está disponível para compra de etiquetas através da API. Esta transportadora está disponível para integrações apenas na funcionalidade de cálculo de frete.

Cuidados com nota fiscal

Algumas transportadoras exigem que o envio acompanhe a Nota Fiscal do pedido, pois o considera comercial.

Para envios comerciais, deverão ser informados os seguintes dados:

  • CNPJ
  • inscrição Estadual do remetente
  • chave da Nota Fiscal no seu respectivo parâmetro (options.invoice.key ).

Dependendo da natureza dos itens de um envio, é possível realizá-lo usando Declaração de Conteúdo, caracterizando-os como envios não comerciais.

Para que um envio seja considerado não comercial, deverá ser informado o parâmetro options.non_commercial como true. Desta forma, a informação de Inscrição Estadual será ignorada (não será vinculada ao envio) e as informações de nota fiscal não vão precisar ser informadas.

As regras relacionadas aos envios não comerciais variam conforme transportadora e a unidade federativa. Para mais informações sobre o uso da nota fiscal, consulte a nossa Central de Ajuda.

Cuidados com volumes

Perceba que no momento da cotação você recebe um array de pacotes.

Abaixo você vê um exemplo de retorno com múltiplos pacotes. Ao inserir no carrinho, é necessário informar um array com as informações dos pacotes no parâmetro volumes. Abaixo um exemplo correspondente à resposta de cotação anterior:

"packages": [
    {
        "price": "355.64",
        "discount": "88.26",
        "format": "box",
        "dimensions": {
            "height": 43,
            "width": 60,
            "length": 70
        },
        "weight": "30.00",
        "insurance_value": "3000.00",
        "products": [
            {
                "id": "x",
                "quantity": 3
            }
        ]
    },
    {
        "price": "100.50",
        "discount": "24.10",
        "format": "box",
        "dimensions": {
            "height": 30,
            "width": 40,
            "length": 50
        },
        "weight": "10.00",
        "insurance_value": "1000.00",
        "products": [
            {
                "id": "y",
                "quantity": 1
            }
        ]
    }
]

Mas atente-se que este formato utilizando múltiplos volumes não funciona para a transportadora Correios, sendo necessário gerar 1 envio separado para cada pacote neste caso.

Ou seja, caso a transportadora selecionada seja Correios (services 1, 2 e 17), será necessário inserir ao carrinho n etiquetas de 1 único volume cada, tal qual n é o número de pacotes retornados na cotação selecionada.

Para detalhes técnicos sobre Compra de fretes, clique aqui para consultar o respectivo tópico de nossa referência à API.