Compra de fretes

Saiba como desenvolver a funcionalidade de inserir uma etiqueta no carrinho do Melhor Envio

Você pode disponibilizar na sua plataforma a compra de fretes do Melhor Envio de diferentes formas:

Inserção de etiquetas no carrinho do Melhor Envio.

Uma vez inserida a etiqueta no carrinho do Melhor Envio, o usuário poderá acessar o Melhor Envio para comprar uma ou mais etiquetas, ou poderá seguir o fluxo de compra diretamente pela plataforma integrada se assim permitir.

Neste momento presumimos que a cotação de frete foi realizada e os dados de retorno foram salvos para a criação da(s) respectiva(s) etiqueta(s) de envio.

Criando Fretes

É na requisição de inserir frete no carrinho que são fornecidas as informações completas do envio, não sendo possível alterar posteriormente. Neste momento também é gerado um ID (retornado na resposta da requisição de sucesso junto a outras informações do envio), sendo ele o identificador do envio para os demais processos que sejam integrados (como a requisição de compra do envio).

Uma vez inserida no carrinho do Melhor Envio, a etiqueta ficará disponível para a compra por 7 dias, sendo automaticamente cancelada após este período.

❗️

Importante:

A transportadora Azul Cargo não está disponível para compra de etiquetas através da API. Esta transportadora está disponível para integrações apenas na funcionalidade de cálculo de frete.

Cuidados com nota fiscal

A lei exige que envios comerciais acompanhem a Nota Fiscal do pedido.
Para envios comerciais, deverão ser informados os seguintes dados:

  • CNPJ
  • Inscrição Estadual do remetente(caso possua o registro)
  • Chave da Nota Fiscal

Dependendo da natureza dos itens de um envio, é possível realizá-lo usando Declaração de Conteúdo, caracterizando-os como envios não comerciais. No entanto, o envio não comercial é permitido apenas para pessoas físicas e pessoas jurídicas não contribuintes do ICMS.

As regras relacionadas aos envios não comerciais variam conforme transportadora e a unidade federativa. Para mais informações sobre o uso da nota fiscal, consulte a nossa Central de Ajuda.

Cuidados com volumes

Perceba que no momento da cotação você recebe um array de pacotes.

Abaixo você vê um exemplo de retorno com múltiplos pacotes. Ao inserir no carrinho, é necessário informar um array com as informações dos pacotes no parâmetro volumes. Abaixo um exemplo correspondente à resposta de cotação:

"packages": [
    {
        "price": "355.64",
        "discount": "88.26",
        "format": "box",
        "dimensions": {
            "height": 43,
            "width": 60,
            "length": 70
        },
        "weight": "30.00",
        "insurance_value": "3000.00",
        "products": [
            {
                "id": "x",
                "quantity": 3
            }
        ]
    },
    {
        "price": "100.50",
        "discount": "24.10",
        "format": "box",
        "dimensions": {
            "height": 30,
            "width": 40,
            "length": 50
        },
        "weight": "10.00",
        "insurance_value": "1000.00",
        "products": [
            {
                "id": "y",
                "quantity": 1
            }
        ]
    }
]
📘

Atente-se:

Este formato utilizando múltiplos volumes não funciona para a transportadora Correios, J&T e Loggi, nem para o serviço .package Centralizado ("id" 27), sendo necessário gerar 1 envio separado para cada pacote neste caso.

Ou seja, caso a transportadora selecionada seja Correios (services 1, 2 e 17), será necessário inserir ao carrinho n etiquetas de 1 único volume cada, tal qual n é o número de pacotes retornados na cotação selecionada.

Para detalhes técnicos sobre compra de fretes, clique aqui para consultar o respectivo tópico de nossa referência à API.