Interface de usuário

Veja os cuidados necessários para a coleta de dados no desenvolvimento da integração

Interface para o usuário

Informar ao usuário onde as informações necessárias devem ser preenchidas, de forma que ele possa realizar da forma correta para que não haja problemas nas postagens.

Como, por exemplo, o preenchimento correto das informações na tela de autorização do aplicativo no Melhor Envio (caso a opção em “Extras” tenha sido habilitada na criação do aplicativo) caso as informações utilizadas sejam as mesmas configuradas pelo usuário dentro do Melhor Envio.

Caso os dados utilizados para cotação ou para realizar a compra de etiquetas sejam configurados dentro da própria plataforma, o usuário deve ser informado onde e a forma correta do preenchimento.

Dados utilizados para cotação consistem nas dimensões e peso dos produtos, então os produtos precisam ser corretamente cadastrados, além do CEP.

Para integrações que tenham a funcionalidade de compra de etiquetas, também é necessário que os demais dados sejam informados corretamente e que usuário seja instruído do preenchimento:

  • Nome;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • CPF - obrigatório para envios não comerciais;
  • CNPJ* - obrigatório para envios comerciais;
  • Inscrição estadual;
  • Endereço;
  • Complemento;
  • Número do endereço;
  • Bairro;
  • Cidade;
  • Estado;
  • CEP;
    ** Deve ser disponibilizado um campo no pedido para o preenchimento da chave da nota fiscal.
  • Tipo de envio - Caso a plataforma possua a escolha entre envios comerciais e não comerciais, o usuário deve ter como optar individualmente por pedido ou uma configuração geral da integração em que tenha a opção.
  • Seguro - Permitir escolher entre segurar os produtos sempre ou apenas quando for necessário devido às regras de determinadas transportadoras.
  • Seleção de agência - Deve haver o campo de seleção da agência da transportadora, caso não utilize as configurações de autorização do Melhor Envio. As agências podem ser filtradas por estado e ID da transportadora, para que facilite a busca do usuário.
  • Serviços adicionais - Disponibilizar as opções de serviços como: Mão Própria, Aviso de Recebimento e coleta.

Segurança

Informações sensíveis que não podem estar expostas ou trafegando no front da plataforma ou da integração. São elas:

  • Token;
  • Secret da aplicação;